Rede de Eficiência Energética e Hidráulica em Saneamento – LENHS

• Última Atualização: Quarta, 14 Abril 2021 09:36

Rede de Eficiência Energética e Hidráulica em Saneamento – LENHS

Rede

Rede de Eficiência Energética e Hidráulica em Saneamento – LENHS (PROCEL SANEAR ELETROBRAS)

Período

2013- 2015

Integrantes

1. Universidade Federal do Pará (UFPA)
  2. Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
  3. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)
  4. Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  5. Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
  6. Universidade Federal do Paraná (UFPR)
  7. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Objetivos

Análise situacional e estabelecimento de procedimentos tecnológicos para otimizar a gestão hidroenergética de Sistemas de Abastecimento de Água (SAA), tendo como objetivos especificos.

1. Realizar o monitoramento de parâmetros hidráulicos e elétricos na operação de SAA.
  2. Desenvolver metodologias para o projeto da unidade de reservação de água, considerando o consumo de energia elétrica
  3. Avaliar o desempenho hidroenergético de SAA com base em indicadores de desempenho e custos operacionais.
  4. Compartilhar as experiências e resultados com as instituições integrantes da rede de pesquisa, parceiros institucionais prestadores de serviço de saneamento e a sociedade.

Financiador

Programa PROCEL SANEAR das Centrais Elétricas Brasileiras ELETROBRAS

Resultados

1. Monitoramento Hidroenergético por 24 horas durante 7 dias em Estações Elevatórias em Escala Real.
  2. Curso Diagnóstico Hidroenergético em Sistemas de Bombeamento (40 horas).
  3. Relatório Técnico para Otimização Hidroenergética do Setor Guanabara da Companhia de Saneamento do Pará.
registrado em: