Quem Somos

O GPHS é um grupo de pesquisa da Universidade Federal do Pará (UFPA), registrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) desde o ano 2000.

Atualmente, a equipe do GPHS é constituída por professores, pesquisadores e alunos (pós-graduação e graduação) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e de outras instituições, como da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA).

Os trabalhos de pesquisa e de extensão do GPHS são destinados ao planejamento, gestão, prestação, regulação e controle social dos serviços de saneamento básico. Entre os principais objetivos estão:

1. O estudo de alternativas de planejamento e de gestão para a prestação dos serviços de saneamento básico em municípios;
  2. A cooperação técnica no desenvolvimento de soluções práticas para sistemas de saneamento básico de empresas, indústrias e municípios da Região Amazônica;
  3. O treinamento e capacitação de alunos de graduação e de pós-graduação em sistemas de saneamento (escalas de laboratório, piloto e real) e no controle da qualidade ambiental.

Algumas atividades do GPHS são realizadas em Redes Nacionais, como na Rede de Cooperativa de Pesquisa (REDECOPE), da Financiadora de Estudos e Projetos – FINEP e na Rede LENHS, do Programa PROCEL SANEAR da ELETROBRAS / Ministério de Minas e Energia.

No GPHS também é incentivada a cooperação e integração com pesquisadores e alunos de outros países. Entre essas podem ser destacadas as atividades com o Prof. Holger Benvides Munoz (Equador) e os estágios realizados por alunos de Portugal e da França nas instalações do GPHS.

Atualmente, cinco alunos de graduação em engenharia sanitária e ambiental vinculados ao GPHS participam do Programa Ciência Sem Fronteiras na Espanha, Escócia, Inglaterra e Estados Unidos.