Atuação

Os trabalhos de pesquisa e de extensão do GPHS são desenvolvidos em sistemas de abastecimento de água, de esgotamento sanitário, de limpeza urbana e de manejo de residuos sólidos e de manejo de águas pluviais e drenagem urbana.

O objetivo principal é que os trabalhos da equipe do GPHS sejam realiados em cooperação técnica com profissionais de empresas e de organizações atuantes no planejamento, gestão, regulação e controle social no setor de saneamento básico.

Esse tipo de atuação permite relacionar aspectos práticos e teóricos, integrando enfoques diferentes, porém complementares, na proposta de alternativas técnicas para a solução de problemas atuais e específicos, contribuindo para melhorar a eficiência na prestação dos serviços de saneamento.

Além disso, a cooperação e integração de diferentes enfoques técnicos possibilita a atualização dos professores e dos profissionais envolvidos, bem como é uma experiência única para os alunos (graduação e pós-graduação) avaliarem os conhecimentos teóricos em demandas reais e práticas, portanto, servindo de etapa inicial da transição dos cursos da Universidade Federal do Pará para a atuação profissional no setor de saneamento básico.