Página inicial > Últimas Notícias > Sustentabilidade de Sistemas de Saneamento Básico

Sustentabilidade de Sistemas de Saneamento Básico

• Publicado: Terça, 13 Abril 2021 11:49
  • Última Atualização: Terça, 13 Abril 2021 11:57

Sustentabilidade dos sistemas de saneamento básico é a denominação da disciplina ofertada pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil – Área de Concentração Recursos Hídricos e Saneamento, para os alunos de doutorado e de mestrado cursarem de abril a julho de 2021.

Segundo o Professor José Almir Rodrigues Pereira, que ministra a disciplina, é cada vez maior o interesse dos alunos por informações e conhecimentos relacionados à eficiência e sustentabilidade na prestação dos serviços de abastecimento de água, de esgotamento sanitário, de manejo e controle de resíduos sólidos e de manejo de águas pluviais urbanas.

Para isso, na disciplina é debatida a importância da estruturação dos 4 (quatro) componentes do saneamento básico neste momento em que as cidades precisam ser sustentáveis e inteligentes. A sustentabilidade já é destacada no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 11 – ODS 11, recomendado pela Organização das Nações Unidas. Por sua vez, os avanços tecnológicos e da informática são acelerados no mundo moderno, exigindo respostas também rápidas no planejamento, investimento e operação dos sistemas de saneamento básico.

Os tópicos da ementa da disciplina são:

1. Sistemas de Saneamento Básico.
  2. Sustentabilidade Econômica, Social e Ambiental no Saneamento Básico.
  3. Legislação e Instrumentos de Planejamento.
  4. Normas Técnicas e Projetos de Engenharia.
  5. Licenciamento Ambiental de Sistemas de Saneamento.
  6. Custos das Obras.
  7. Impacto da Gestão Operacional na Sustentabilidade dos Sistemas.
  8. Arrecadação e Despesas Operacionais na Prestação dos Serviços.
  9. Indicadores de Sustentabilidade.
  10. Mecanismos de Avaliação e Controle da Infraestrutura Urbana Saneamento Básico
registrado em: