Página inicial > Últimas Notícias > Desenvolvimento e Aplicação de Tecnologias para a Sustentabilidade da Prestação do Serviço de Coleta e Transporte de Resíduos Sólidos Urbanos
Últimas notícias

• Publicado: Terça, 13 Abril 2021 11:42
  • Última Atualização: Terça, 13 Abril 2021 11:45

O Projeto de Pesquisa “Desenvolvimento e Aplicação de Tecnologias para a Sustentabilidade da Prestação do Serviço de Coleta e Transporte de Resíduos Sólidos Urbanos” foi aprovado na Chamada Pública CNPQ 12/2020 (MAI/DAI), destinada ao fortalecimento da pesquisa, do empreendedorismo e da inovação nas Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs), por meio do envolvimento de estudantes de graduação e pós-graduação em projetos de interesse do setor empresarial.

O objetivo geral do projeto é o desenvolvimento, adaptação e aplicação de resultados de pesquisas do GPHS/UFPA, para melhorar a eficiência técnica e reduzir os custos operacionais na coleta e transporte de resíduos sólidos urbanos (RSU) do município de Belém.

O período do projeto é de 4 anos (2021 – 2024), sendo os trabalhos realizados em cooperação técnica com a equipe técnica da empresa Terraplena, que atua na coleta e transporte de resíduos sólidos urbanos do município de Belém.

As equipes da UFPA e da Terraplena definiram Plano de Trabalho fundamentado na utilização de novas tecnologias, na qualidade da informação, na sustentabilidade econômica e na representação espacial dos dados da pesquisa.

As atividades da equipe da UFPA são desenvolvidas por professores e alunos dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC) e Ciência da Informação (PPGCI) e por alunos dos Cursos de Graduação em Engenharia Sanitária e Ambiental e em Biblioteconomia. Atualmente, o projeto é apoiado pelo CNPQ com a liberação de 3 bolsas para alunos de doutorado, 1 bolsa de mestrado e 10 bolsas de iniciação Tecnológica e Industrial.

As atividades deste projeto são realizadas nas salas do GPHS e da Terraplena, sendo excelente oportunidade de integração de conhecimentos teóricos com a experiência prática de técnicos atuantes no setor de saneamento básico.

Este é um dos quatro projetos do Programa MAI/DAI do CNPQ apoiados pela Pró-reitora de Pesquisa da Universidade Federal do Pará (PROPESP/UFPA), para que ações desenvolvidas na UFPA venham a ser implementadas no setor produtivo e, com isso, contribuir para o desenvolvimento do Estado do Pará e da Região Amazônica.

registrado em: